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Retorno sobre o investimento, ou ROI, é uma medida usada para determinar o quão lucrativo um investimento tem sido para uma empresa em comparação com o custo do investimento.
O ROI é importante para as empresas porque é uma maneira simples de determinar a lucratividade de certos investimentos e fornece insights precisos para fazer ajustes conforme necessário.
De campanhas de e-mail a parcerias com influenciadores, há tantas partes móveis quando se trata de sua estratégia de marketing digital. Saber o que funciona e o que não funciona é vital para o seu sucesso.
Como uma empresa de e-commerce, se um investimento ou estratégia não está servindo ao seu resultado final, quanto mais cedo você souber, melhor. Por exemplo, por que desperdiçar dinheiro em uma campanha de SMS que não está convertendo quando você pode investir mais em colaborações com influenciadores que têm uma lucratividade maior? Siga o dinheiro, sempre!
O cálculo do ROI pode ser feito com uma fórmula simples de ROI, que é a seguinte:
ROI = Retorno Líquido sobre o Investimento / Custo do Investimento x 100
Dependendo do seu modelo de negócios e objetivos, existem algumas outras maneiras de calcular o ROI. Você também pode usar calculadoras de ROI online.
Em publicidade e marketing, medir o ROI é vital para justificar o ajuste dos orçamentos – não apenas decidir se deve reduzir ou aumentar, mas também descobrir onde colocar o seu dinheiro.
Uma maneira comum de calcular o ROI para campanhas de marketing é subtrair o crescimento orgânico de vendas e os custos de marketing do crescimento da receita e, em seguida, dividir tudo pelos custos de marketing.
No entanto, diferentes campanhas podem precisar de diferentes estratégias. Diante desse contexto, não é de surpreender que mais de um quarto dos profissionais de marketing globais tenham mencionado que medir o ROI foi um dos desafios para uma estratégia de marketing baseada em dados.
Para abordar essa questão, é importante lembrar que o que é considerado “bom” pode variar dependendo de uma empresa. Além disso, lembre-se de que o setor específico e as condições do mercado podem desempenhar um papel em quão lucrativa uma empresa é.
De acordo com a Statista, em 2023, o retorno médio sobre o investimento baseado em lucros para campanhas de publicidade bem-sucedidas em todo o mundo atingiu US$ 2,43. Isso significa que, em média, os anunciantes globais ganharam US$ 2,43 para cada dólar que investiram nessas estratégias.
O valor de entender o ROI e seu impacto no seu negócio é fundamental por alguns motivos. Vamos discutir os mais importantes aqui.
Conhecer o ROI de campanhas de marketing ajuda as lojas de e-commerce a tomar decisões financeiras sólidas que podem ter um impacto positivo em seus resultados finais.
Quando você conhece seu ROI em uma campanha, você pode tomar uma decisão informada sobre se deve continuar a perseguir esse canal específico ou tentar algo diferente.
Com métricas de ROI valiosas, torna-se simples medir o sucesso de campanhas de marketing, iniciativas e projetos especiais. Com uma visão precisa de como as campanhas se saíram, as lojas de e-commerce podem mudar, mudar de curso ou continuar avançando com o que está funcionando.
Depois que sua análise de ROI estiver completa, alocar recursos para canais e estratégias eficazes torna-se simples e simplificado. Conhecimento é poder, e para lojas de e-commerce, essa métrica pode ser a diferença em grandes vendas, conhecimento da marca e sua linha de fundo.
Está se perguntando como você pode maximizar os esforços e o ROI da sua loja de e-commerce? Aqui está um guia passo a passo para começar.
Falhar em planejar, planejar falhar… que gênio inventou essa citação? Não temos certeza, mas provavelmente foi um profissional de marketing! Definir objetivos e KPIs claros para suas campanhas de marketing é uma etapa crítica para maximizar o ROI e os esforços a cada passo do caminho.
Esses objetivos ajudarão a avaliar a eficácia de seus esforços, identificar problemas, determinar quais táticas foram bem-sucedidas e como você pode melhorar.
Acompanhar suas despesas e a receita gerada por campanhas é a base do que é um retorno sobre o investimento. Acompanhe cada centavo gasto em campanhas, desde orçamento de anúncios até designers gráficos, panfletos, taxas de site, plataformas de e-mail e qualquer outra coisa relacionada às suas campanhas.
Se você estiver usando o Ecwid para sua loja online, você pode conferir os relatórios de marketing integrados. Eles fornecem uma visão rápida de onde seus pedidos estão vindo – seja um anúncio do Google, uma postagem no Facebook ou uma campanha de e-mail.
Os relatórios de marketing também mostram a receita gerada por cada canal, o que pode ajudá-lo a calcular o ROI de suas campanhas de marketing.
Está curioso para saber até onde seus esforços chegaram depois que uma campanha foi concluída? É aqui que o uso de fórmulas de ROI é necessário para calcular a eficácia de suas campanhas. Divida cada análise de ROI por canal para ver seus resultados e esforços com precisão.
Por exemplo, acompanhe seus gastos e ganhos em uma campanha de SMS e compare-os com o desempenho de e-mail, anúncios do Facebook ou postagens patrocinadas no TikTok. Esses dados pintarão uma imagem precisa de qual canal oferece o marketing mais rentável para sua marca.
Depois de ter esses novos dados, é hora de ajustar e ajustar suas estratégias e esforços. Se o seu objetivo é o crescimento do negócio, novos clientes e mais vendas, uma análise de ROI dirá tudo o que você precisa saber.
Por exemplo, se seus anúncios do Facebook tiverem um ROI significativamente menor do que outras campanhas de anúncios, talvez seja hora de reavaliar sua estratégia de publicidade no Facebook. Você pode precisar atingir um público diferente ou ajustar seus anúncios criativos e mensagens.
Lembre-se de que descobrir o ROI não é apenas sobre identificar campanhas de sucesso, mas também sobre analisar por que alguns esforços podem não dar os resultados esperados. Esse insight pode direcionar decisões e investimentos futuros, moldando uma estratégia de marketing mais forte.
Não sabe por onde começar? Nós te ajudamos! Aqui estão as estratégias de marketing mais rentáveis para pequenos empresários começarem.
O marketing de e-mail é realmente uma das estratégias de marketing mais rentáveis. De acordo com diferentes estudos, geralmente retorna cerca de US$ 36 a US$ 40 para cada dólar investido; A Omnisend até afirma que o ROI é de até US$ 72 para cada dólar gasto!
Para criar um ROI impressionantemente alto com e-mail, execute campanhas de e-mail direcionadas que segmentem públicos com base em dados demográficos, interesses e comportamentos de compras. E-mails personalizados são mais propensos a ressoar com os destinatários e impulsionar conversões.
Por exemplo, segmente sua lista de e-mail com base no histórico de compras. Envie recomendações de produtos específicas para aqueles que compraram itens semelhantes no passado.
Se você vende online com o Ecwid, você pode usar sua integração com o Mailchimp para executar campanhas de e-mail personalizadas. Por exemplo, você pode enviar e-mails para clientes que compraram um produto específico mais de três vezes e oferecer a eles uma assinatura para esse produto.
Outra ferramenta útil que os vendedores do Ecwid podem usar é o painel Clientes. Para cada cliente, há uma página de detalhes onde você pode verificar estatísticas como o número de pedidos que eles fizeram, o valor médio do pedido e a receita total por cliente.
Usando essas informações, você pode segmentar e exportar clientes para enviar campanhas personalizadas por meio da plataforma de e-mail de sua escolha.
Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é o processo de otimizar um site para atrair tráfego orgânico (gratuito) de mecanismos de pesquisa como Google ou Bing. Dessa forma, você aumentará a visibilidade e impulsionará o tráfego orgânico de longo prazo, transformando leads em clientes sem gastar muito.
O SEO é uma das maneiras mais baratas de promover seu negócio, pois não exige publicidade paga como Facebook ou Google Ads. No entanto, leva um pouco mais de tempo para ver os resultados em comparação com alguns outros métodos.
Aqui estão alguns fatores-chave a serem considerados ao otimizar seu site para SEO:
Se você usar o Ecwid como sua plataforma de e-commerce, existem muitas maneiras de otimizar sua loja Ecwid para mecanismos de pesquisa. Isso inclui:
As mídias sociais continuam sendo uma ferramenta de marketing poderosa para marcas grandes e pequenas. Use plataformas sociais como Instagram, Facebook, TikTok ou YouTube para alavancar o alcance orgânico por meio de conteúdo envolvente, construir comunidades e colaborações com influenciadores à medida que você cresce.
Uma pesquisa de setembro de 2023 entre profissionais de marketing B2B e B2C globais descobriu que 29% citaram o Facebook como a principal plataforma de mídia social para ROI, seguido pelo Instagram. O YouTube ficou em terceiro lugar com 26%, seguido pelo TikTok com 24%.
Siga seu público-alvo existindo em seus canais preferidos. Isso permitirá que você interaja com eles em seus próprios termos, construindo confiança e credibilidade.
Se você encontrar um bloqueio criativo ao criar conteúdo para sua empresa nas redes sociais, aqui estão algumas tabelas de referência úteis:
A palavra escrita não vai a lugar nenhum – marketing de conteúdo está garantindo isso! Por meio de conteúdo valioso, você pode construir uma autoridade de marca impressionante sem investir grandes quantias de dinheiro e criar confiança com seu público-alvo.
Isso pode incluir postagens de blog, vídeos, infográficos, e-books, tutoriais e muito mais. Impulsione o tráfego orgânico para seu site e loja de e-commerce, onde clientes em potencial estarão mais propensos a comprar em seu site e conhecer sua marca.
Para obter mais ideias sobre qual conteúdo criar, ouça nosso podcast:
Ecommerce Content 101: Tipos fáceis de conteúdo para criar para seu negócio
Se você está surpreso em ver o correio direto, você não está sozinho. Muitas empresas ignoram essa tática tradicional de marketing, mas, na verdade, de acordo com uma pesquisa americana de profissionais de marketing, o ROI do correio direto superou outros canais em uma média de 161% em 2023!
Com anúncios digitais em todos os lugares hoje em dia, os empresários precisam ser criativos com o marketing, e o correio direto pode ser uma maneira barata de fazer isso. Para saber mais sobre as estratégias de correio direto que você pode implementar, confira nosso podcast sobre o bom e velho marketing de correio direto:
Por que o correio direto está longe de morrer – e como você pode usá-lo em seu marketing
Este é complicado porque envolve gastar mais dinheiro do que outras estratégias de marketing. No entanto, isso não significa que a publicidade PPC não pode ser rentável.
Aqui estão algumas maneiras de tornar seus anúncios mais rentáveis:
Para saber mais sobre como reduzir os custos de anúncios, confira o artigo abaixo:
Gerenciar um negócio online não é tarefa fácil – exige determinação, dedicação, paixão e uma certa quantidade de habilidades de marketing que muitos empresários aprimoram à medida que avançam. Anote as estratégias acima para facilitar esse processo. Dessa forma, você poderá gastar menos e, em última análise, expandir sua marca.
Pronto para começar a vender? Junte-se à plataforma Ecwid hoje e aproveite muitas ferramentas de marketing poderosas ao seu alcance, incluindo e-mail, anúncios, SEO, belos modelos de site e muito mais.
O Ecwid é seu parceiro na navegação pelas águas do e-commerce, ajudando você a maximizar o ROI e experimentar um crescimento massivo. O que você está esperando? Cadastre-se no Ecwid hoje!
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