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Quando você está gerenciando seu negócio online, deve estar sempre em busca de soluções novas e inovadoras em seu setor. No mundo dos softwares online, especialmente com empresas SaaS (software como serviço), uma inovação que está se tornando cada vez mais popular é a precificação baseada em consumo.
Também conhecido como precificação baseada em uso, a precificação baseada em consumo permite que você decida o preço com base no uso do cliente. Para certos modelos de negócios, essa pode ser uma ótima maneira de envolver clientes em potencial com possíveis economias que refletem seus padrões de consumo.
Neste guia completo sobre precificação baseada em consumo, exploraremos o significado das estratégias de precificação baseadas em uso em profundidade, examinaremos os benefícios de usar modelos de precificação baseados em consumo e discutiremos algumas dicas práticas para implementar a precificação baseada em consumo em sua organização. Continue lendo para saber mais!
Embora todos os modelos de precificação baseados em uso cobrem os clientes de acordo com o uso real do cliente, existem algumas diferenças entre os diferentes tipos de modelos de precificação. Aqui estão alguns dos modelos de precificação de consumo mais comuns:
Este modelo mantém a abordagem por níveis que há muito tem sido amplamente utilizada por fornecedores SaaS que usam um modelo de assinatura clássico. No entanto, os clientes não escolhem o nível que desejam comprar antes do uso.
Em vez disso, cada nível tem um limite específico com base no uso, por exemplo, a quantidade de dados que foi utilizada. Quando um cliente atinge o limite, ele é automaticamente inserido no nível superior.
Esta abordagem por níveis pode ser uma ótima maneira de envolver novos clientes. Você pode querer oferecer um nível gratuito mais baixo – novos clientes terão maior probabilidade de se inscreverem para uma opção gratuita, enquanto o modelo de precificação tem um método integrado para aumentar rapidamente a receita à medida que esses clientes continuam a usar seu serviço.
Esta é provavelmente a forma mais simples e direta de precificação baseada em consumo. Ele mede a quantidade de unidades que os clientes usam – a forma que as unidades assumem dependerá do produto, mas geralmente é um volume de dados ou horas usadas.
Depois que o número de unidades é calculado, os clientes são então cobrados pelo número específico de unidades que usaram em um determinado período de faturamento. Ao contrário de uma abordagem por níveis, esta é exclusivamente uma estratégia de precificação baseada em uso que permite que os clientes paguem apenas pelo seu uso.
Algumas empresas podem achar que a transição da precificação baseada em assinatura para a precificação baseada em consumo é um grande salto. Nesses casos, um modelo de precificação híbrido pode ser útil. Esta é uma abordagem mais flexível que permite criar um modelo de precificação específico que é adequado ao contexto da sua empresa.
Agora que você sabe mais sobre a precificação baseada em consumo e as diferentes formas que ela pode assumir, você pode estar se perguntando por que deveria se dar ao trabalho de usá-la em sua empresa. Afinal, mudar para uma estratégia de precificação diferente pode levar muito tempo e esforço, muitas vezes exigindo novos sistemas para pagamentos online e monitoramento de uso.
No entanto, a precificação baseada em uso tem uma série de benefícios importantes para sua empresa e seus clientes. Aqui estão as maiores vantagens da precificação baseada em consumo:
As vantagens da precificação baseada em uso significam que cada vez mais empresas estão começando a adotar este modelo de precificação em suas operações do dia a dia. Mas como você pode usar a precificação baseada em consumo como uma estratégia prática em seu negócio? Aqui estão algumas dicas importantes para mudar para a precificação baseada em consumo:
Antes de começar a implementar a precificação baseada em consumo, você precisa estar o mais informado possível sobre a receptividade de seus clientes a um novo modelo de precificação, bem como a frequência com que a precificação baseada em uso é utilizada em seu setor. Pesquise os modelos de precificação de seus concorrentes e procure qualquer evolução na precificação de software em todo o setor.
Você também deve coletar feedback de seus usuários, por exemplo, usando pesquisas ou questionários. Você pode perguntar sobre opiniões em torno de cobrança recorrente ou opções de assinatura, por exemplo. Esses dados podem ser coletados em um relatório de precificação baseada em uso que avalia os prós e contras de mudar os modelos de precificação para sua empresa.
Se você decidir usar a precificação baseada em consumo, precisará saber quais métricas usará para construir seus planos de precificação. Essa métrica precisa estar intimamente relacionada ao valor que os clientes encontram em seu serviço – isso significará que os custos serão associados a resultados positivos para seus clientes. Dependerá inteiramente do contexto do seu negócio.
Você também precisará descobrir qual tipo específico de precificação baseada em consumo você deseja usar. Se você é uma empresa relativamente pequena que deseja expandir rapidamente com muitos novos clientes, uma abordagem por níveis pode ser útil. Isso ocorre porque você pode oferecer um nível inicial atraente, de baixo custo ou gratuito que atrairá novos usuários.
Alternativamente, você pode simplesmente querer usar um plano de precificação por unidade simples. Digamos que sua empresa oferece um sistema telefônico PBX como software. Você pode optar por cobrar os clientes de acordo com o número de usuários que eles têm em um determinado período de faturamento, pois isso permitirá que os custos de seus usuários reflitam o tamanho de seus negócios.
Independentemente dos recursos específicos do seu modelo de precificação de consumo, é crucial que seus clientes consigam se preparar para a transição e ver os benefícios da nova estratégia de precificação.
Você deve se comunicar com seus clientes existentes sobre quaisquer mudanças iminentes – isso pode ser acompanhado por uma calculadora de preços que permitirá que os clientes vejam se economizarão dinheiro por meio do novo modelo de precificação. Também deve incluir uma lista clara de vantagens da precificação baseada em uso. Você também pode deixar isso claro para clientes em potencial na página do produto.
Depois de mudar para um modelo de precificação baseado em consumo, você precisará rastrear e monitorar constantemente as métricas-chave para ver como ele está beneficiando sua empresa. Você pode segmentar seu público para analisar o impacto da precificação baseada em uso em sua base de clientes.
Isso permitirá que você reconheça quaisquer fraquezas em seu modelo de precificação, como se você escolheu a métrica mais apropriada na qual basear sua precificação. Além disso, ficar por dentro das métricas-chave significa que você pode ajustar sua precificação com precisão ao apresentar novos produtos ou atualizá-lo com novos recursos.
À medida que mais empresas, especialmente no mundo do SaaS, estão migrando para modelos de precificação baseados em consumo, você precisa conseguir ver como isso beneficia empresas e clientes. Com maiores níveis de flexibilidade e níveis mais fáceis de adoção de clientes – bem como uma gama de modelos diferentes dentro da precificação baseada em uso – as vantagens são óbvias.
É por isso que elaboramos este guia prático sobre precificação baseada em consumo, especialmente nossas dicas práticas que ajudam você a implementar a precificação baseada em uso em sua organização. Então, o que você está esperando? Comece a usar a precificação baseada em consumo hoje!
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