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Customer Relationship Management (CRM) se refere às estratégias, tecnologias e sistemas que as empresas usam para gerenciar e analisar as interações com os clientes e os dados ao longo do ciclo de vida do cliente.
Um sistema CRM ajuda as empresas a rastrear suas interações com os clientes em vários canais, como e-mail, mídia social, chamadas telefônicas ou reuniões presenciais.
O objetivo final de um sistema CRM é melhorar os relacionamentos comerciais com os clientes, auxiliar na retenção de clientes e impulsionar o crescimento das vendas.
O software CRM de ecommerce permite que uma empresa gerencie de forma precisa e inteligente seus relacionamentos com os clientes pelas diferentes etapas do relacionamento comercial. Ou seja, os CRMs basicamente fornecem um instantâneo do seu relacionamento com um determinado cliente a qualquer momento, além de ferramentas para ajudar a gerenciar esse relacionamento.
Os sistemas CRM de ecommerce funcionam coletando e organizando dados de vários pontos de contato com os clientes. Isso pode incluir dados de vendas, marketing, atendimento ao cliente e interações de mídia social.
O sistema então utiliza esses dados para criar um perfil abrangente de cada cliente individual, fornecendo às empresas insights valiosos sobre suas preferências, comportamentos e necessidades.
Se você está se perguntando: \”Preciso de CRM para ecommerce?\”, a resposta é um sim retumbante. Aqui estão cinco razões pelas quais adicionar CRM ao seu pequeno negócio pode beneficiar o sucesso do seu ecommerce.
Este é normalmente o recurso principal que é anunciado como um dos principais recursos de um CRM. Os sistemas CRM ajudam você a coletar e analisar dados de clientes, tornando mais fácil para você identificar clientes que podem não permanecer ou sair cedo.
Em vez de esperar até que um cliente pare de comprar de você, um CRM pode ajudar seu pequeno negócio a entrar em contato proativamente com esses clientes e fornecer uma solução, retendo assim os clientes.
Além de melhorar as taxas de retenção de clientes, implementar um sistema CRM também pode aumentar a receita do seu pequeno negócio.
Com um sistema CRM, você pode acessar o histórico de compras do cliente para identificar clientes satisfeitos e entrar em contato com eles para potenciais oportunidades de venda cruzada ou upselling no momento perfeito.
Hoje em dia, seus funcionários podem estar trabalhando remotamente em locais diferentes. Apesar da popularidade das videochamadas, pode ser difícil comunicar informações importantes sobre os clientes entre os departamentos e manter seu pequeno negócio por dentro de tudo o que está acontecendo com seus clientes.
Um sistema CRM eficaz ajuda a promover a comunicação entre seus funcionários rastreando as interações da sua empresa com cada cliente. Isso permite que cada funcionário tenha uma visão precisa do relacionamento da marca com um cliente e se sinta confiante para interagir com ele.
Com a quantidade de competição no mercado hoje, os consumidores estão prestando mais atenção ao que diferencia uma empresa das demais. Para pequenas empresas, isso geralmente significa dar mais ênfase ao gerenciamento de relacionamentos e manter seus clientes felizes, em vez de simplesmente fornecer um serviço ou vender um produto.
Os sistemas CRM compilam dados e informações para fornecer um instantâneo do status do seu relacionamento com um determinado cliente. Isso pode ajudar você a identificar quando entrar em contato com determinados clientes com mensagens específicas. Por exemplo, você pode enviar uma pesquisa de satisfação do cliente depois que o cliente efetua uma grande compra.
Quando os clientes sabem que você está atento às suas necessidades, eles são muito mais propensos a ficar satisfeitos em seu relacionamento comercial com seu negócio.
Coordenar e rastrear dados e informações do cliente em todos os departamentos separados da sua empresa pode ser complicado, levando a trabalho duplicado e desperdício de recursos. Quando você adiciona o trabalho remoto e a hospedagem online das informações mais digitalizadas do cliente, manter o trabalho otimizado pode ser ainda mais desafiador.
Um sistema CRM pode reduzir o desperdício e melhorar a eficiência automatizando alguns processos e fluxos de trabalho, como enviar e-mails específicos com modelos para determinados clientes em várias etapas do processo de vendas.
Os sistemas CRM também reduzem o trabalho duplicado e os erros humanos, dando aos seus funcionários mais tempo e recursos para se concentrarem no trabalho que não pode ser automatizado ou que requer um toque humano.
Ao escolher um sistema CRM para o seu negócio de ecommerce, há alguns fatores que você deve considerar:
Aqui estão alguns CRMs populares que são recomendados para empresas de ecommerce:
Certas ferramentas CRM podem se conectar a plataformas de ecommerce, permitindo que você sincronize automaticamente os dados do cliente da sua loja online para o sistema CRM. Isso torna o gerenciamento de informações do cliente uma brisa, pois você não terá que transferir dados manualmente entre sua loja online e seu CRM.
Por exemplo, se você usa Ecwid by Lightspeed como sua plataforma de ecommerce, você pode sincronizar sua loja online com Hubspot, Zoho CRM, Salesforce, EngageBay CRM, Capsule CRM e muito mais.
Além dos CRMs independentes, muitas plataformas de ecommerce agora oferecem funcionalidade de CRM integrada para ajudá-lo a gerenciar dados e relacionamentos de clientes diretamente dentro de sua plataforma. Essa opção é incrivelmente conveniente, pois você não precisa alternar entre vários sistemas e pode acessar todos os seus dados de loja e clientes em um só lugar.
Considere o Ecwid by Lightspeed, uma plataforma de ecommerce poderosa. Ele não apenas permite que você crie uma loja online, mas também oferece recursos abrangentes para aumentar suas vendas. Um deles é o painel Clientes que funciona como sua ferramenta CRM.
Quando os clientes efetuam uma compra em sua loja online, o Ecwid configura automaticamente uma conta personalizada para eles. Posteriormente, você pode agrupar essas contas em categorias e direcioná-las de forma eficaz.
O painel Clientes consolida todos os seus dados de clientes, incluindo suas informações de contato, histórico de compras e muito mais.
Aqui estão alguns recursos que você pode explorar com o painel Clientes integrado do Ecwid:
Saiba mais sobre como gerenciar relacionamentos com clientes usando Ecwid by Lightspeed neste artigo:
Com o software CRM de ecommerce certo em vigor, você pode gerenciar dados de clientes de forma eficaz, personalizar a comunicação e, em última análise, impulsionar as vendas e crescer seu negócio. Escolha um dos CRMs recomendados ou explore as opções integradas em sua plataforma de ecommerce e comece a construir relacionamentos fortes com clientes que beneficiarão sua empresa a longo prazo.
Se você já usa Ecwid by Lightspeed como sua plataforma de ecommerce, considere usar sua ferramenta de gerenciamento de clientes integrada para otimizar seus processos. Lembre-se: clientes satisfeitos levam a um negócio lucrativo!
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