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As vendas de e-commerce estão em constante crescimento, com uma taxa anual de crescimento composta (CAGR) relatada de 8,99% nos EUA. Em países como Turquia, Brasil e Índia, o CAGR do e-commerce ultrapassa 11%. Essa oportunidade significa que você deve garantir que seu próximo projeto de e-commerce seja bem-sucedido. Como você configura seu negócio online para funcionar sem problemas? Desenvolver e implementar um plano bem elaborado é essencial. Seja lançando um aplicativo móvel ou migrando para um novo domínio, cada projeto de e-commerce pode fazer ou quebrar seu negócio.
Este artigo o guia pelo processo de gerenciamento de projetos de e-commerce.
O gerenciamento de projetos de e-commerce abrange a criação, organização e implementação de uma iniciativa. Um plano é desenvolvido em torno de objetivos, recursos disponíveis e outras especificações. As tarefas do projeto são coordenadas, delegadas, monitoradas e ajustadas conforme necessário para atingir os objetivos de negócios.
O gerente de projeto supervisiona todo o processo. Eles abordam as principais métricas e direcionam a equipe para entregar no prazo.
Iniciar um negócio de e-commerce é um grande projeto, e há muitas etapas envolvidas. Você pode estar na fase de startup digital. Caso contrário, você pode estar procurando lançar uma nova iniciativa ou implementar uma nova plataforma.
O gerenciamento de projetos tem suas raízes na construção e engenharia. Hoje, é um componente essencial para administrar um negócio. O bom gerenciamento de projetos de e-commerce exige planejamento cuidadoso e esforço coordenado. Então, qual é a recompensa?
Os seguintes são benefícios comuns do gerenciamento de projetos de e-commerce para empresas:
Cada organização tem sua maneira de fazer as coisas. Onde quer que você esteja no espectro, existe uma metodologia de gerenciamento de projetos que funciona para você.
Aqui estão algumas das estruturas de gerenciamento de projetos mais usadas; elas se concentram principalmente em promover a colaboração eficaz da equipe.
O gerenciamento de projetos ágil enfatiza a flexibilidade e a colaboração e é baseado em iterações. Cada unidade iterativa é desenvolvida em algumas semanas ou um mês, pronta para ser enviada após a conclusão. O gerenciamento de projetos ágil usa sprints para completar cada segmento.
Durante o desenvolvimento, a equipe coleta feedback constante do cliente e ajusta os componentes do projeto de acordo. Você pode priorizar tempo, recursos ou outros objetivos com o gerenciamento ágil.
O gerenciamento de projetos magro maximiza a produção e minimiza o desperdício. Ele visa obter o máximo retorno do seu investimento. Os produtos são construídos para o valor do cliente.
Lean também faz parte da família de metodologias ágeis. A melhoria contínua é parte integrante do processo. Em vez de comunicação constante, as equipes são empoderadas para tomar decisões e implementar melhorias.
Normalmente, novas tarefas ou miniprojetos são baseados em solicitações de pull do cliente. O sistema de pull é combinado com o mapeamento do fluxo de valor para entregar o que o cliente precisa ao menor custo possível.
O gerenciamento de projetos de e-commerce magro o mantém ágil ao lidar com recursos limitados.
O gerenciamento de projetos Kanban é uma estrutura de visualização para planejar e organizar tarefas. É outra metodologia ágil que usa fluxos de trabalho intuitivos para melhorar a transparência.
Um quadro Kanban divide as tarefas em categorias como “Para fazer” e “Em andamento”. Os membros da equipe acessam a visualização para ver quem está trabalhando em quê e quais tarefas precisam ser concluídas, facilitando assim o trabalho em equipe eficaz.
O gerenciamento de projetos Scrum é uma metodologia ágil para organizar equipes. Pequenos grupos são liderados por um mestre Scrum que direciona ciclos de sprint colaborativos. Todos se reúnem diariamente em “scrums” de 15 minutos, durante os quais a equipe é atualizada sobre os objetivos do cliente.
Qualquer membro da equipe pode compartilhar input e aconselhamento de especialistas durante uma reunião Scrum. A colaboração constante capacita as equipes a se auto-organizar e encontrar as melhores soluções.
Você pode conduzir pesquisas de mercado ao mesmo tempo em que desenvolve sua plataforma. Conforme o feedback do cliente sobre as preferências de e-commerce chega, você atualiza sua equipe em scrums diários. Apesar dos postes de meta em mudança, suas equipes ágeis seriam capazes de permanecer no alvo e entregar.
O gerenciamento de projetos em cascata é a maneira tradicional de concluir empreendimentos. Você começa na fase de fundação e passa para a próxima etapa sequencial até a conclusão.
A metodologia em cascata exige planejamento abrangente. É mais adequado para grandes equipes com responsabilidades claras. Um departamento entrega o projeto para outro em cada etapa.
Uma progressão linear gera resultados mais previsíveis que se alinham com os planos iniciais. Em contraste, estruturas ágeis significam que você pode acabar com produtos finais muito diferentes.
Com a abordagem em cascata, você não lançaria um site redesenhado até que cada item na lista de verificação fosse aprovado. Sua loja de e-commerce é lançada com toda a funcionalidade que você planejou.
O gerenciamento de projetos de e-commerce deve resolver problemas em vez de criar novos. Siga essas dez dicas para orientar seu próximo projeto a funcionar sem problemas.
Todo projeto começa com um propósito. Quais são seus objetivos para adicionar esse novo recurso ao seu site de e-commerce? Quem você está tentando atingir com um rebranding?
Use uma estrutura SMART ao definir metas do projeto.
Quais são os requisitos finais para seu produto ideal? Por exemplo, se você personalizar a experiência de compra, o que é necessário? Você precisa de plug-ins de API, ferramentas de e-commerce ou uma plataforma totalmente nova? Há algum desenvolvimento de back-end que precisa ser feito para que você possa integrar a IA?
Com uma estrutura ágil, você pode ajustar quando novos requisitos surgirem. No entanto, é melhor estar o mais preparado possível desde o início.
O gerenciamento de orçamento geralmente depende do cliente. No caso de gerenciamento de projetos de e-commerce, você é o cliente. O que sua empresa pode pagar para investir em lançar uma nova iniciativa? Se o dinheiro não for um problema, você pode explorar todas as opções disponíveis e manter uma estrutura flexível.
Quando os recursos são limitados, você precisa de um melhor controle de cada componente do projeto. Trabalhe com seus especialistas de assunto para elaborar uma estimativa que oriente os tomadores de decisão.
Tudo começa com a escolha de sua abordagem de gerenciamento. Seja Kanban ou Waterfall, todos os stakeholders precisam entender como as coisas serão gerenciadas.
Você também pode optar por modelos híbridos que combinam duas ou mais metodologias. Por exemplo, a fase de planejamento pode seguir o método Waterfall, enquanto durante o desenvolvimento do seu aplicativo, você adota uma abordagem ágil e iterativa.
A receita global do e-commerce atingiu aproximadamente $ 5,8 trilhões em 2023. Com os consumidores comprando mais frequentemente online, você pode esperar que o sistema solar do e-commerce seja constantemente lotado. Conduza uma análise abrangente dos concorrentes ao planejar sua estratégia de gerenciamento de projetos.
Identifique os pontos fortes e fracos de seus concorrentes. Projete seu processo para maximizar o que funciona e eliminar o que falha.
Os gerentes de projeto precisam distribuir tarefas e alocar recursos aos lugares certos.
Siga essas dicas ao delegar funções e responsabilidades:
Crie um mapa visual de como seu projeto fluirá de uma etapa para a próxima. Se você optar por uma metodologia ágil, isso inclui mostrar onde as iterações se ramificam. Um mapa de fluxo de trabalho dá a cada membro da equipe uma visão geral do que é esperado.
Um diagrama de fluxo de trabalho também ajudará você durante as etapas de planejamento. Procure por possíveis obstáculos ou redundâncias no projeto e enfrente-os.
As ferramentas de gerenciamento de projetos de e-commerce agilizam a comunicação e a colaboração, além de aumentar a responsabilidade e a transparência. Pesquise quais soluções estão disponíveis e priorize aquelas com os recursos que você precisa.
Os recursos de gerenciamento de projeto essenciais incluem:
Use ferramentas de e-commerce que permitem o rastreamento de tempo intuitivo para os membros da equipe. Os recursos de rastreamento de tempo ajudam os gerentes a manter um olho em como as pessoas estão usando seu tempo. Ele também destaca quais iterações ou tarefas são trabalhosas e podem exigir recursos adicionais.
O rastreamento de tempo também é essencial para calcular e monitorar sua taxa de utilização de funcionários. Quanto tempo está sendo gasto em tarefas administrativas e reuniões? Os principais gerentes maximizam o tempo de trabalho dos membros da equipe para atribuições de projeto.
Há sempre espaço para melhorias. Teste e desenvolva ainda mais seu projeto de e-commerce durante as iterações. Monitore o desempenho depois de lançar esse novo site para monetização de e-commerce. Acompanhe a experiência do usuário e obtenha feedback do cliente para melhorar a UX.
Há muito dinheiro em jogo. A monetização digital é essencial para empresas como a sua. Seja iniciando ou subindo de nível, cada projeto de e-commerce é sobre o cliente. Faça sua pesquisa e encontre a metodologia certa para seus planos que promoverá o trabalho em equipe.
Siga as melhores práticas de gerenciamento neste guia e aproveite um processo mais suave e uma colaboração de equipe mais eficaz. Você evitará desperdício de recursos e voltar ao ponto de partida.
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