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“O que é Marketing de Bens de Consumo (CPG)? Guia Completo”

O que é Marketing de Bens de Consumo (CPG)?

Resposta rápida:

Marketing de Bens de Consumo (CPG), ou “Consumer Packaged Goods Marketing”, se refere aos métodos que as empresas usam para anunciar bens perecíveis que precisam ser repostos com frequência. Produtos CPG são os itens que os consumidores usam diariamente e que exigem substituição rotineira.

Se você é um dos inúmeros varejistas que vende produtos “consumíveis”, como alimentos, bebidas, produtos de limpeza domésticos e artigos de higiene pessoal, você já deve ter se deparado com esse termo. O Marketing de Bens de Consumo se concentra nas atividades e metodologias que as empresas de bens de consumo embalados usam para aumentar o reconhecimento da marca, influenciar o comportamento do cliente e aumentar as vendas.

As empresas CPG usam muitas das mesmas estratégias que outras organizações que vendem produtos “duráveis”, como computadores ou carros, para promover seus produtos. No entanto, o marketing no setor CPG apresenta seus próprios desafios únicos a serem considerados. O mercado de “CPGs” é altamente competitivo e a fidelidade à marca é frequentemente muito baixa entre os consumidores.

Em vez de se manterem consistentemente com as mesmas marcas, os clientes mudam seus hábitos de compra com frequência, com base no preço dos produtos, disponibilidade e outros fatores. É por isso que uma estratégia de marketing CPG eficaz é frequentemente essencial para o sucesso de qualquer empresa.

O que é Marketing de Bens de Consumo?

Não existe um método único para o marketing de produtos CPG. As empresas usam esforços de marketing online, como anúncios pagos, marketing de conteúdo (e SEO), mídia social e publicidade por e-mail. Elas também usam esforços de marketing offline, como campanhas experimentais e exibições em lojas.

Além disso, o marketing de bens de consumo pode envolver programas “sempre ativos”, como campanhas de marketing que chamam a atenção constantemente para os produtos CPG, aumentando o reconhecimento e a fidelidade da marca, e campanhas de marketing independentes específicas, como as usadas para chamar a atenção para um novo produto ou promoção.

A Importância do Marketing de Bens de Consumo

Como mencionado acima, a demanda por bens de consumo tem se mantido relativamente consistente por décadas. Embora haja quedas e mudanças nas tendências de consumo, o valor da indústria de bens de consumo ainda está projetado para atingir US$ 3,61 trilhões até 2028.

Infelizmente, embora a demanda por produtos CPG seja alta, a competição que essas empresas enfrentam também é significativa. Esforços eficazes de marketing de bens de consumo que usam insights sobre dados de clientes, conhecimento de tendências de marketing e táticas de marketing intuitivas ajudam as empresas de bens de consumo a superar uma série de desafios que impedem o crescimento, como:

Acesso limitado a dados de primeira mão

Novos produtos e iniciativas podem custar às empresas centenas de milhões de dólares para serem implementados. Antes de lançar uma solução, as empresas precisam coletar e analisar informações para garantir que os itens realmente serão vendidos. As estratégias de marketing de bens de consumo geralmente envolvem coletar o máximo de informações possível para não apenas impulsionar campanhas de marketing mais eficazes, mas também validar novos produtos.

Por exemplo, as empresas podem usar ferramentas de monitoramento de mídia social para acompanhar as tendências de consumo, ferramentas de inteligência de público para descobrir estratégias de vendas DTC (Direct-to-consumer) e ferramentas de inteligência comportamental para descobrir insights sobre a jornada de compra do cliente.

Fidelidade fraca à marca

Gerações anteriores de clientes costumavam se manter rotineiramente comprando produtos da mesma empresa. No entanto, os consumidores de hoje são muito menos leais às marcas DTG. Os consumidores podem facilmente mudar para um fornecedor diferente com um mínimo de esforço ou custo. Como resultado, apenas 8% dos consumidores dizem que o nome da marca os incentiva a fazer uma compra.

Estratégias de marketing, que vão do marketing de mídia social a parcerias de marca e campanhas de fidelidade de clientes, ajudam a aumentar as vendas repetidas para marcas CPG. Elas auxiliam as empresas a construir relacionamentos com os consumidores, por meio de mensagens cuidadosamente elaboradas. Além disso, elas ajudam as empresas a garantir que mantenham um lugar na mente de seus consumidores quando eles estiverem comprando certos produtos.

Mudança no comportamento do consumidor

Historicamente, as lojas físicas impulsionavam a maior parte da receita no mercado de bens de consumo. Os clientes compravam produtos com base no que estava disponível para eles em uma loja local. As empresas também usavam estratégias específicas de embalagem, posicionamento e preços para aumentar suas chances de conversão.

Agora, no entanto, uma porcentagem maior de consumidores está comprando produtos CPG online, tanto de empresas DTC quanto de grandes marketplaces como o Amazon. Essa mudança no comportamento do consumidor significa que as empresas de bens de consumo e as equipes de marketing agora precisam usar uma variedade maior de canais de marketing para se conectar com seus clientes. Esforços de publicidade digital inteligentes agora são cruciais para manter a receita.

Quais são as melhores estratégias para o marketing de bens de consumo?

Selecionar as melhores estratégias de marketing e canais para uma empresa de bens de consumo pode ser complexo. Não existe uma estratégia específica que seja garantida para gerar resultados. Por exemplo, uma empresa como o Starbucks poderia aumentar sua receita e conversões usando programas de fidelidade para incentivar vendas repetidas.

No entanto, outras marcas como Coca-Cola e PepsiCo dependem mais fortemente de canais que as ajudam a se posicionar como líderes em seu setor. Hoje, as campanhas de marketing de bens de consumo geralmente envolvem o uso de várias estratégias diferentes, adaptadas ao público-alvo de uma empresa.

Algumas das opções mais comuns incluem:

SEO e marketing de conteúdo:

O marketing de conteúdo, combinado com otimização de mecanismos de pesquisa, é uma das melhores maneiras para as empresas se conectarem com seu público-alvo no mundo digital. É uma maneira para as empresas se conectarem com seus clientes, demonstrar valor e guiar os compradores durante sua jornada de compra, ao mesmo tempo em que aumentam o pensamento de liderança e a credibilidade.

Publicidade em mídia paga:

A publicidade em mídia paga é comum no ambiente de bens de consumo. Ela oferece uma maneira rápida para as empresas posicionarem seus produtos diante de seu público-alvo. As opções variam de publicidade gráfica e pesquisa paga, a promoção de conteúdo patrocinado, publicidade em TV e rádio, e endosso de celebridades (ou marketing de influenciadores).

Mídias sociais:

O marketing de mídia social é outra ótima maneira para as empresas alcançarem seu público-alvo na paisagem de bens de consumo. As empresas podem usar campanhas pagas e orgânicas, criadas com insights do consumidor para direcionar grupos específicos com cópias de anúncios. As mídias sociais até permitem que as empresas veiculem anúncios para clientes com base em informações demográficas, como idade, local ou gênero.

Mídia de varejo offline:

Mesmo em um mundo onde mais consumidores estão comprando online, as promoções em loja ainda são eficazes em um plano de marketing de bens de consumo. Por exemplo, pagar por uma exibição de ponta de gôndola em uma loja ou mais espaço de prateleira pode ajudar seus produtos a se destacarem em meio a um mar de concorrentes. Você também pode considerar enviar códigos de cupom ou descontos para clientes.

Marketing por SMS e e-mail:

Por meio do marketing por SMS e e-mail, as empresas podem nutrir os clientes durante sua jornada de compra e se conectar com compradores em potencial por mais tempo. As equipes podem usar mensagens automatizadas para manter os clientes atualizados sobre novas promoções, produtos e ofertas, e até transformar os consumidores em defensores leais da marca.

Marketing colaborativo:

Estratégias de marketing colaborativo ou esforços de “co-marketing” envolvem marcas com públicos semelhantes trabalhando juntas para melhorar sua exposição. Por exemplo, a GoPro fez parceria com a Red Bull para ajudar a chamar a atenção para ambos seus produtos em paisagens de bens duráveis e de consumo.

Como o marketing de bens de consumo evoluiu

Mudanças no comportamento do consumidor e nos padrões de compra influenciaram significativamente os esforços de marketing de bens de consumo nos últimos anos. Fatores como a pandemia, problemas econômicos e até problemas na cadeia de suprimentos tornaram mais difícil do que nunca para as empresas conquistar e manter a fidelidade do consumidor.

Como resultado, muitas empresas de bens de consumo estão investindo mais em campanhas de marketing omnichannel, estratégias para melhorar sua reputação de marca e maneiras de melhorar a experiência do cliente.

Algumas das principais tendências que influenciam o marketing de bens de consumo incluem:

Conteúdo gerado pelo usuário:

Embora os clientes passem menos tempo comparando produtos de bens de consumo do que bens duráveis, eles ainda conduzem pesquisas. O conteúdo gerado pelo usuário, como avaliações e depoimentos, pode ajudar as empresas a conquistar a confiança de clientes em potencial.

Vendas omnichannel:

As marcas de bens de consumo agora precisam tornar seus produtos disponíveis em uma variedade de canais, de marketplaces populares a plataformas de comércio eletrônico e até plataformas de mídia social para incentivar as vendas.

Assinaturas:

A crescente popularidade das assinaturas oferece oportunidades excepcionais para marcas de bens de consumo. Permite que as empresas capturem mais participação de mercado e mantenham a fidelidade de seus clientes, especialmente se oferecerem ofertas de “assinatura e economia”.

Sustentabilidade:

Para atrair a fidelidade do cliente, as marcas de bens de consumo agora precisam mostrar que compartilham os mesmos valores que seu público-alvo. Com muitos consumidores se concentrando na sustentabilidade, uma abordagem ecologicamente correta para produção e vendas pode ser valiosa.

Coleta de dados:

Como os profissionais de marketing não podem mais confiar em cookies para rastrear a atividade do consumidor online, as empresas precisam adotar uma nova abordagem para capturar dados do consumidor. Isso pode incluir enviar pesquisas, entrevistar clientes e realizar pesquisas ou questionários.

Marketing de influenciadores:

As marcas de bens de consumo estão reconhecendo rapidamente os benefícios da economia criadora. As empresas líderes aprimoram seus esforços de marketing digital com recomendações e referências de influenciadores líderes.

O futuro do marketing de bens de consumo

Os últimos anos tiveram um impacto significativo na indústria de bens de consumo e nas estratégias de marketing que as empresas usam para se conectar com os consumidores. No passado, a paisagem de bens de consumo dependia fortemente do espaço offline. Agora, no entanto, essas empresas precisam se adaptar à era da transformação digital.

O marketing de bens de consumo continua sendo essencial para o crescimento dos fornecedores modernos, mas as estratégias que as empresas usam agora precisam ser mais multifacetadas, exclusivas e abrangentes.

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