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Não há como negar que as DSLRs são capazes de tirar fotos melhores do que smartphones. No entanto, as câmeras de smartphones estão ficando cada vez melhores, e o truque para uma ótima fotografia de produto está realmente na configuração. Você pode tirar fotos de produtos de alta qualidade e com aparência profissional em um smartphone. Dito isso, é importante entender do que sua câmera é capaz para que você possa usá-la ao máximo.
Se você investiu em uma DSLR, então você definitivamente deve tirar o máximo proveito dela e fotografar no modo manual. Comece se familiarizando com o “triângulo de exposição”—abertura, velocidade do obturador e ISO. Esses três elementos determinarão o quão clara ou escura sua imagem será, e a ideia é encontrar a combinação perfeita para sua configuração e produto.
A abertura é a abertura na lente que determina quanta luz sua câmera deixará entrar, e é medida em f-stops. É bastante simples—aberturas maiores permitem que mais luz passe pela lente e, posteriormente, produzem uma imagem mais brilhante. A parte confusa é que quanto maior o número do f-stop, menor a abertura.
(Fonte)
Então, por que não podemos simplesmente usar a abertura para controlar o brilho da foto? A abertura também determina a profundidade de campo, ou em outras palavras, quanta parte do produto está em foco. Uma abertura pequena capturará tudo no quadro, enquanto uma abertura grande provavelmente deixará o fundo do produto desfocado. Se você olhar para as duas fotos abaixo, elas foram tiradas com aberturas de f-1.8 e f/10, respectivamente.
O truque é encontrar uma abertura grande o suficiente para produzir uma foto bem iluminada, mas pequena o suficiente para capturar o produto inteiro com clareza. Comece com f/8 ou f/10 e vá subindo/descendo a partir daí.
A velocidade do obturador é a quantidade de tempo que a abertura da lente fica aberta. Fora da fotografia de produtos, a velocidade do obturador é alterada para determinar a maneira como um objeto em movimento aparece na foto. No entanto, para fins de fotografia de produtos, é importante usar uma velocidade de obturador lenta para permitir uma abertura menor. Depois de ficar satisfeito com sua configuração de abertura (ou seja, o produto inteiro está em foco), você deve ajustar a velocidade do obturador até obter o nível de brilho necessário.
O último elemento do trio é o ISO, que é a sensibilidade da sua câmera à luz. Aumentar o ISO permitirá que você tire fotos quando as condições de iluminação não forem boas, no entanto, isso diminui a qualidade da foto. Você nunca deve exceder 400, pois começará a ter algum ruído da câmera. Se você não conseguir tirar uma foto bem iluminada abaixo de 400, suas fontes de luz não são brilhantes o suficiente. Tente usar iluminação natural sempre que possível.
Se você estiver usando um smartphone, evite usar filtros e molduras pré-definidos e não toque no zoom digital, que na verdade apenas corta a foto enquanto você fotografa. Tudo isso diminuirá a qualidade da foto, então salve esses tipos de ajustes para a fase de produção da imagem.
Aproveite o foco automático e toque no produto antes de tirar a foto. Existem também vários aplicativos para iOS e Android que permitem controlar algumas das configurações manuais (embora os resultados não serão os mesmos de usar uma DSLR).
E independentemente de você estar usando uma DSLR ou um smartphone, nunca use o flash embutido. Se você sabe o que está fazendo, pode usar um flash externo. Mas, de modo geral, se o seu produto estiver muito escuro, isso é um sinal de que você está usando iluminação insuficiente.
Além disso, dada a popularidade dos filtros, lembre-se de que isso pode alterar a cor de como o produto é percebido, o que pode resultar em reembolsos se o produto não corresponder ao que a imagem parece. Portanto, evite alterar as cores das fotos do seu produto, para que os clientes tenham uma visão realista do que receberão.
Mesmo que você tenha as mãos mais firmes DO MUNDO, use sempre um tripé ou um suporte para smartphone. Isso garantirá que você tenha imagens nítidas, mesmo que esteja trabalhando com uma velocidade de obturador lenta.
Um método infalível para capturar fotos claras e nítidas é usar um tripé ou suporte e definir um temporizador na sua câmera. Quando você pressiona o obturador, ou mesmo toca levemente no botão de captura na tela sensível ao toque do seu smartphone, você aplica pressão para baixo/para frente na câmera—definir um temporizador permitirá que sua câmera/smartphone se estabilize novamente. Gosto de usar um temporizador de 2 segundos porque acho que dá à minha câmera tempo suficiente para voltar a uma posição estável (e sou impaciente demais para aguentar os bips do temporizador de 10 segundos).
Quando se trata de fotografia de produtos, a chave para uma boa configuração é fotografar contra um fundo branco. O fundo branco refletirá a luz branca de volta para o seu produto e evitará qualquer derramamento de cor. Também garantirá que a calibração do balanço de branco da sua câmera esteja perfeita, o que resultará em cores precisas.
Usar um fundo curvo é definitivamente o caminho a seguir, que é apenas um fundo que transita perfeitamente da superfície vertical para a horizontal. Para produtos menores, opte por uma mesa de fotografia e faça fotografia de mesa; isso dará mais flexibilidade com a maneira como você posiciona o fundo em relação à fonte de luz devido à sua portabilidade. Compre uma mesa de fotografia online ou faça a sua própria com uma mesa velha, algumas sobras de madeira, um martelo e pregos, grampos de mola e o próprio fundo. Gosto de usar papel de embrulho branco como meu fundo porque é liso e reflexivo, mas você pode usar qualquer coisa que tenha em mãos.
Para produtos maiores, fica um pouco mais complicado. Se você vai fotografar com frequência, comprar um fundo com um suporte facilitará muito sua vida. Se for uma fotografia única, pegue um lençol velho e encontre algo para colocá-lo por cima. Já usei um rack de DVD antes!
A menos que você saiba o que está fazendo, evite usar fontes de luz artificiais. Elas exigem muita habilidade e experiência para usar e não vale o tempo ou o dinheiro se você está apenas começando.
A iluminação natural é o caminho a seguir, apenas certifique-se de usá-la indiretamente. Tirar fotos perto de uma janela e em um ambiente bem iluminado tende a funcionar melhor. Em termos de posicionamento, a janela deve ficar à esquerda ou à direita do produto, nunca atrás ou voltada para a câmera. A luz natural facilita muito a configuração, pois você não precisa configurar tantas coisas.
Ao combinar a luz natural com um difusor, você pode criar algumas fotos de produtos lindas.
Se você achar que a iluminação é muito intensa, pode difundi-la cobrindo a janela com uma cortina/lençol branco ou colando sobre ela com papel branco. Você também pode comprar um difusor para fotografia de produtos online.
Também é importante estar preparado e passar pela sessão de fotos o mais rápido possível. A cor e a intensidade da luz natural mudam ao longo do dia, portanto, para imagens consistentes, você precisa ser organizado e trabalhar rápido. Ter um par de mãos extras com certeza ajudará!
Se a luz natural for sua fonte de luz principal, tente tirar todas as fotos do produto no mesmo horário todos os dias, para que suas fotos tenham uma aparência consistente em sua loja online. No entanto, você pode editar suas imagens na pós-produção para ajudar com uma marca consistente.
O único problema em fotografar perto de uma janela é que a luz só atingirá o produto de um lado. Para evitar sombras fortes e distribuir uniformemente a luz pelo produto, você deve usar uma luz de preenchimento ou um refletor. Você pode comprar um refletor ou criar sua própria luz de preenchimento com um pedaço de cartão branco. Cobrir o cartão com papel alumínio o tornará ainda mais reflexivo.
Você deve colocar o refletor do outro lado do produto, oposto à janela. Você só precisará brincar com o ângulo para encontrar o que funciona melhor para o seu produto e configuração.
Um fundo branco realmente fará suas imagens POP. Ele chamará a atenção para o produto e dará à imagem uma aparência limpa e profissional. Além disso, o branco não entra em conflito com nenhuma outra cor, para que você possa reutilizar a mesma foto independentemente do tema do site ou do design da plataforma.
Na pós-produção, você vai querer remover os fundos das suas imagens para manter uma aparência consistente em sua fotografia de produto profissional. A maneira mais precisa de remover o fundo é usar a ferramenta caneta em Adobe Photoshop. Não é a única maneira; existem várias ferramentas de remoção de fundo online e você pode tentar usar as ferramentas de varinha mágica e seleção rápida no Photoshop também, mas é improvável que você obtenha um corte limpo ao redor do produto.
Para usar a ferramenta caneta, selecione a ferramenta caneta e marque um ponto de ancoragem na borda do seu produto. A ideia é contornar o produto, criando o que é chamado de “caminho de recorte” até chegar ao primeiro ponto e concluir o caminho.
Se você é novo na ferramenta caneta, perceberá rapidamente que a parte complicada é quando a borda do produto não é reta. Se você clicar e segurar, verá essas duas linhas engraçadas com pontos nas extremidades; essas são chamadas de “alças de Bézier” e podem ser usadas para manipular a curva da linha. Você terá que brincar com a ferramenta caneta para entender como elas funcionam.
Depois de concluir o caminho, clique em “Seleção” no topo e pressione Enter. Você verá que o produto foi selecionado.
Troque para a ferramenta de seleção, clique com o botão direito na área selecionada e clique em “Camada via Cortar”, o que separará o fundo e o produto em duas camadas separadas. Exclua a camada de fundo e você terá o produto em um fundo transparente (representado por damas cinza e brancas). Se você quiser um fundo branco, simplesmente adicione uma nova camada e preencha com branco.
Embora os resultados sejam incríveis, infelizmente, a remoção de fundo leva tempo e é um processo bastante complicado, especialmente quando se trata de produtos mais intrincados e detalhados, como joias. É uma boa ideia terceirizar a edição para que você (ou seu designer gráfico) possa dedicar tempo a tarefas mais relacionadas ao crescimento.
Para aqueles que procuram maneiras econômicas de remover fundos, você pode encontrar aplicativos Shopify como Pixc que removerão fundos. No entanto, se você está procurando fazer isso sozinho de forma acessível, você pode encontrar uma ferramenta de remoção de fundo no plano Pro do Canva. Tudo o que leva é um clique rápido no botão. A tecnologia evoluiu muito, tornando isso possível sem o Photoshop.
Não há nada mais irritante do que receber suas compras online e descobrir que elas não são nada do que você imaginou. Você provavelmente devolveria o item e nunca mais compraria nessa loja. Sua fotografia de produto e edição de pós-produção precisam refletir o que o produto realmente parece.
Ajuste o balanço de cores da foto para garantir que as cores da foto correspondam às da vida real e apenas ajuste o brilho e o contraste (ou os níveis se você é um expert no Photoshop) para dar à fotografia de produto uma aparência mais profissional.
Criar um modelo de imagem de produto é uma maneira fácil e eficiente de tornar as imagens do seu produto consistentes. Comece escolhendo um tamanho que você usará em toda a sua loja de e-commerce—qualquer tamanho entre 1200px e 1600px no lado mais longo é ideal porque é grande o suficiente para uma função de zoom eficaz e para usar em todas as mídias sociais.
Observe que o tamanho que você escolher será aplicado a todas as imagens do seu produto, portanto, você deve pensar na forma do seu produto ao escolher suas dimensões. Se seus produtos forem mais longos verticalmente, um modelo retrato pode ser melhor. Da mesma forma, se você tiver produtos realmente largos, um modelo paisagem ajudará você a reduzir a quantidade desnecessária de espaço na parte superior e inferior.
A maneira mais fácil de criar um modelo é criar um arquivo em branco no Adobe Photoshop e redimensioná-lo para as dimensões desejadas. Use guias para identificar o ponto central criando uma linha vertical e horizontal em 50%, o que ajudará você a posicionar seus produtos posteriormente.
Seus produtos devem ocupar cerca de 90% da tela, por isso também é bom criar guias iguais ao redor das bordas. Quando você arrastar cada produto individualmente para a tela, redimensione-o até que a parte superior e inferior ou os lados esquerdo e direito do produto toquem as guias.
Fazer isso permitirá que você alinhe seus produtos, o que é muito mais perceptível quando eles estão lado a lado em um fundo branco. Se você olhar para as duas linhas de imagens de produtos abaixo, é fácil ver que a primeira linha foi criada sem um modelo; as camisas têm tamanhos diferentes dentro de suas próprias telas. Isso provavelmente acontecerá quando você redimensionar seus produtos a olho nu. Por outro lado, é claro que os produtos da linha inferior foram redimensionados usando um modelo, pois a parte superior e inferior de cada camisa estão alinhadas.
Como você pode esperar, imagens grandes levam mais tempo para carregar. Quando digo grande, estou me referindo ao tamanho do arquivo em vez das dimensões de uma imagem, ou seja, o valor em KB, MB, GB, etc. Visto que 47% dos usuários esperam que uma página da web carregue em menos de 2 segundos e 40% abandonarão uma página que leva mais de 3 segundos para carregar, é importante que suas imagens sejam pequenas o suficiente para garantir um site rápido.
É possível reduzir o tamanho do arquivo sem reduzir significativamente a qualidade de suas imagens. Meu método favorito de reduzir o tamanho do arquivo sem reduzir significativamente a qualidade da imagem é usar a função “Salvar para Web” do Photoshop. Abra sua imagem no Photoshop e vá em Arquivo > Exportar > Salvar para Web (Legado)… Uma janela aparecerá que permitirá que você escolha sua qualidade de exportação. Acho que uma qualidade de 60 funciona melhor porque reduz o tamanho do arquivo para menos de um megabyte e não há diferença perceptível na qualidade.
Observação: ImageOptim (grátis) é um ótimo aplicativo que comprimirá ainda mais suas imagens, basta arrastar e soltar no ícone do aplicativo ImageOptim. Ele salvará novamente o arquivo e pode economizar mais 20-40% no tamanho do arquivo em média.
Se você der uma olhada nas fotos abaixo, a foto da esquerda dos brincos foi salva como uma imagem JPEG normal, com o nível de qualidade definido para 12 ou “Máximo”. A foto da direita é uma JPEG da web exportada, onde o nível de qualidade foi definido para 60 ou “Alto”. A diferença entre os dois é quase imperceptível; a direita é simplesmente um pouco menos saturada em termos de cor. Saiba mais sobre otimizar imagens para a web neste artigo passo a passo (que também inclui um vídeo passo a passo!).
A fotografia de produtos requer vários ângulos e fotos para ajudar as pessoas a ver claramente o produto que desejam encomendar. Tirar fotos da transparência de um produto em roupas ajudará a reduzir reembolsos desnecessários. Cada produto tem suas peculiaridades. É importante capturar os vários lados de um produto, para que os clientes não se surpreendam quando ele finalmente chegar. Tirar várias fotos de produtos também ajudará você a encontrar a melhor foto para usar para representar melhor o produto. Além disso, se você não estiver hospedando vídeos na página do produto, você vai querer fotos de produtos dos lados e de trás.
Dependendo do produto, fotos de estilo de vida podem ser uma ótima adição para sua coleção. Pode funcionar bem para moda, beleza ou até mesmo produtos para atividades ao ar livre. Quando não está claro o que exatamente um produto é, uma foto de estilo de vida pode ajudar as pessoas a ver um item sendo usado para entender melhor sua finalidade. Alternativamente, fotos de estilo de vida podem ser usadas nas mídias sociais para promover o produto em seu site. Então, embora você não precise usar fotos de estilo de vida para sua loja online, você pode usá-las para promover o produto visualmente em outros canais de marketing.
Embora isso não funcione para todas as fotos de produtos, em alguns nichos como a moda, combinar outros produtos em uma única foto pode ajudar na tomada de decisão de compra. Tirar fotos de um conjunto de duas peças, com calçados e joias, pode ajudá-lo a vender mais produtos em sua loja online. Também pode criar uma aparência visual melhor, vendo todo um visual montado, para que as pessoas queiram adicionar todos esses itens ao carrinho. Além disso, fotos incríveis não são sempre sobre um único produto. Às vezes, misturar e combinar outros produtos juntos pode criar imagens de alta qualidade que impulsionam as vendas, que é o que você quer que suas fotos de produtos façam de qualquer maneira.
Se você está usando iluminação artificial para fotografia de produtos, você não vai querer nenhuma luz solar na foto. Misturar tipos de iluminação pode criar uma foto de produto desagradável. Então escolha: luz natural ou artificial. Se você usar luz artificial, tire suas fotos em uma sala escura. Se você usar luz solar, desligue a iluminação artificial. Isso só tornará a edição de fotos muito mais fácil.
Um dos desafios de comprar online é que você não pode ver um item pessoalmente. Em última análise, mostrar a escala de um item pode ser uma ótima maneira de representar seu produto com precisão. Você não precisa de uma configuração de fotografia de produtos sofisticada para fazer isso. Mesmo ter uma régua ou objeto comum na foto para mostrar o tamanho do item pode ajudar as pessoas a entender o quão grande ou pequeno o item realmente é. Não faça edição de fotos que enganem as pessoas a pensar que algo é maior ou menor do que realmente é. Isso só resultará em reembolsos. Seja o mais transparente possível para sua fotografia de produtos.
Então, o que você está esperando? Pegue sua câmera, monte seu estúdio e tire fotos! Embora otimizar suas fotos de produtos para o e-commerce possa parecer muito trabalho extra, os resultados valem a pena!
Reserve um tempo para acertar, porque fotos incríveis farão sua loja de e-commerce parecer muito mais profissional e você também poderá usá-las em todas as mídias sociais para direcionar o tráfego para sua loja. Além disso, uma vez que você entre em uma rotina, você estará produzindo imagens de produtos prontas para o varejo em pouco tempo. Depois de dominar a arte de tirar ótimas fotos de produtos, dê o próximo passo e escreva ótimas descrições de produtos também!
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