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Apesar das preocupações com a IA, 65% dos consumidores confiam em empresas que usam IA. Quando usada de forma responsável e transparente, as empresas podem manter a confiança do consumidor e melhorar as experiências dos clientes com a IA.
Curioso sobre o quão eficaz a IA pode ser no cenário do ecommerce? Vamos explorar os casos de uso mais práticos aqui.
Em um website de ecommerce, a IA é frequentemente usada para melhorar a experiência de compra dos clientes. Ela pode automatizar processos específicos, por exemplo, oferecendo recomendações personalizadas com base no histórico de navegação e compras do cliente.
A IA também pode analisar dados coletados dos comportamentos dos clientes, como quais produtos eles mais se interessam, quanto tempo eles passam em certas páginas do website e muito mais. Essas informações podem então ser usadas para otimizar o layout do website, o posicionamento dos produtos e até mesmo as campanhas de marketing.
Usando ferramentas de IA, os donos de negócios também podem melhorar as descrições dos produtos e as fotos para atrair ainda mais os compradores à compra.
Considere as tarefas que ocupam a maior parte do seu tempo como dono de um negócio. Você está dedicando muito tempo à gestão de estoque? A IA pode ajudar com isso!
Por exemplo, os sistemas de gestão de estoque com IA podem prever quando os produtos acabarão em estoque e fazer pedidos automaticamente para reabastecimento. Isso não só economiza tempo, mas também reduz o risco de ficar sem itens populares.
Além disso, a IA pode auxiliar na detecção e prevenção de fraudes. Ao analisar padrões nos dados de transações, os algoritmos de IA podem identificar atividades suspeitas e alertar os donos de negócios sobre possíveis tentativas de fraude. Isso ajuda a proteger tanto o negócio quanto seus clientes de perdas financeiras.
O marketing é facilmente um dos componentes mais importantes e que consomem mais tempo na gestão de um negócio de ecommerce.
A boa notícia é que a IA pode melhorar seus processos drasticamente. Aqui estão apenas alguns exemplos de como as ferramentas com IA podem ajudar nas tarefas de marketing:
Os chatbots de website são uma das formas mais populares de como a IA é usada para o atendimento ao cliente em websites de ecommerce. Eles fornecem assistência imediata aos clientes com perguntas frequentes ou os ajudam a navegar pelos produtos e serviços.
Se você tem clientes em diferentes fusos horários, os chatbots de IA podem responder a perguntas e lidar com consultas 24 horas por dia, 7 dias por semana, quando sua equipe está offline.
Fornecer atendimento ao cliente o tempo todo melhorará as interações com os clientes e construirá uma sólida reputação da marca.
As ferramentas de IA podem melhorar profundamente a experiência do cliente, oferecendo personalização durante toda a jornada do cliente. Essas ferramentas podem fazer recomendações de produtos com base nos dados do cliente e no comportamento de compra.
Com essas informações valiosas, as ferramentas de IA podem recomendar produtos relevantes aos seus clientes, aumentando o valor médio do pedido e a satisfação do cliente.
As ferramentas de IA também podem ajudar a criar campanhas personalizadas para os clientes durante toda a jornada do comprador, seja para re-engajá-los ou para fazer um acompanhamento após uma compra.
Muitas pequenas empresas usam ferramentas de IA para alavancar estratégias de preços dinâmicos que consideram a demanda do produto, os concorrentes e o comportamento dos compradores. Os algoritmos de IA até mesmo capacitam os donos de negócios a fazer ajustes de preços em tempo real à medida que as tendências e os comportamentos mudam.
Dependendo de seus objetivos e necessidades de negócio, existem algumas ferramentas de IA para empresas que podem ajudar a melhorar os processos, aumentar as vendas e gerar receita. Vamos analisar as melhores ferramentas para necessidades comuns de ecommerce, incluindo acessibilidade, facilidade de integração e plataformas com ferramentas de IA integradas.
Se uma ferramenta de IA com custo-benefício é o que você procura, aqui estão as principais opções para pequenas empresas:
As integrações podem ser caras e esmagadoras, mas existem ferramentas de IA que oferecem uma integração simples em seus sistemas de ecommerce existentes. Essas incluem:
Para aqueles que procuram ferramentas de IA adaptadas a tarefas específicas, como redação publicitária ou geração de imagens, explore nossa seleção de ferramentas de IA para pequenas empresas:
Existem algumas plataformas de ecommerce que oferecem ferramentas de IA integradas para donos de negócios aprimorarem seus websites, melhorarem a funcionalidade e otimizarem as tarefas de marketing.
Por exemplo, o Ecwid by Lightspeed é uma plataforma de ecommerce que não apenas fornece aos donos de negócios uma loja online, mas também simplifica sua rotina com ferramentas fáceis de usar.
A geração de nomes de domínio com IA do Ecwid é uma ferramenta valiosa para websites de ecommerce que estão apenas começando e procurando ajuda para configurar um domínio.
O aprimorador de fotos de produtos com IA do Ecwid ajuda as lojas de ecommerce a criar listagens de produtos atraentes que incentivam as vendas.
Para vendedores que usam o Ecwid, aproveitar sua integração com aplicativos de IA para empresas pode ajudar a acelerar a criação de descrições de produtos para sua loja online, conteúdo de mídia social e cópias de SEO.
Pensando em adicionar soluções de IA para empresas à sua loja online? Aqui estão algumas coisas importantes a ter em mente antes de mergulhar. Vamos percorrer as etapas iniciais juntos.
Identifique as áreas do seu negócio que precisam de mais suporte e onde a IA pode fornecer mais valor. Talvez seu atendimento ao cliente e suporte sejam menos do que satisfatórios; nesse caso, você vai querer implantar uma ferramenta de IA como um chatbot de website para melhorar a experiência do cliente.
Digamos que suas campanhas de marketing não estão funcionando como você quer — considere uma ferramenta de IA que oferece redação publicitária focada em SEO e descrições de produtos.
Saber onde seu negócio precisa melhorar e crescer é a primeira etapa na seleção de um assistente de IA para empresas que trará o maior retorno do investimento.
Ao procurar as melhores ferramentas de IA para empresas, considere seus objetivos, necessidades de negócio, orçamento e os sistemas existentes da sua empresa. A ferramenta que você selecionar deve ser totalmente personalizável para que você possa adaptá-la às necessidades do seu negócio, não importa o quão grande ou pequeno ele seja.
A ferramenta deve ser fácil de usar para obter aprovação rápida da sua equipe e evitar qualquer curva de aprendizado drástica. Você vai querer uma ferramenta de IA que possa crescer junto com seu negócio; essa tecnologia tem o potencial de ajudar seu negócio a crescer e deve ser capaz de escalar conforme a marca o faz.
Por fim, explore qualquer suporte (treinamento abrangente, bases de conhecimento, webinars, fóruns públicos) disponível para os usuários. Você provavelmente precisará de orientação em algum momento, então saber quais recursos estão disponíveis ajudará a aliviar qualquer problema.
Estamos na vanguarda da inteligência artificial nos negócios, e o crescimento exponencial e as possibilidades estão ao nosso alcance. Aqui estão algumas tendências de IA que esperamos ver no cenário do ecommerce nos próximos anos.
Os modelos de IA podem ajudar as empresas a analisar dados relacionados a vendas, campanhas de marketing, tendências de mercado, comportamento do cliente e muito mais. Este é um excelente exemplo de uso de IA para inteligência de negócios. No entanto, atualmente, são necessárias habilidades especializadas para usar ferramentas de análise preditiva de forma eficaz, limitando a adoção a especialistas técnicos.
À medida que as indústrias mudam para ferramentas amigáveis, a chave será tornar mais fácil para pessoas não técnicas fazer previsões a partir de seus dados. Essa mudança tornará a análise preditiva mais acessível e generalizada, adicionando valor para empresas de todos os tamanhos e origens.
O comércio por voz permite que os consumidores comprem produtos usando comandos de voz específicos. Essa tecnologia é ideal para varejistas como beleza e vestuário, mas não temos dúvidas de que ela fará a transição para atender a todos os tipos de indústrias e casos de uso.
Com o comércio por voz vem a pesquisa por voz, onde os compradores podem pedir a um dispositivo inteligente para comparar dois produtos. Os assistentes inteligentes com tecnologia de comércio por voz permitem que os consumidores adicionem um item ao seu carrinho de compras simplesmente falando com seu dispositivo e usando uma determinada linguagem.
A conveniência do comércio por voz será dramática para as compras de ecommerce. O comércio por voz remove o atrito de pagar por produtos manualmente e suporta o crescimento de assistentes de IA para que eles possam fazer recomendações inteligentes de produtos com base no comportamento do usuário.
Se sua cabeça está girando, não se estresse!
O uso de IA para líderes empresariais está apenas começando, e a melhor coisa que uma loja de ecommerce pode fazer é estar aberta às mudanças e melhorias na IA. Busque ativamente os recursos que estão prontamente disponíveis e invista em tecnologia à medida que fizer sentido para seus resultados.
Não há realmente limites para como a IA pode transformar suas operações de ecommerce. De impulsionar campanhas de marketing a melhorar o desempenho do website e a experiência do cliente, a IA deve ser considerada uma ferramenta útil, não uma ameaça ou outra tendência.
A tecnologia com IA veio para ficar — é do seu interesse descobrir como ela pode ser valiosa para o seu negócio. O conhecimento é poder, então explore novas soluções de IA para melhorar suas operações comerciais e aumentar seus resultados.”